Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ edita resolução regulamentando a redistribuição de cargos

    CNJ edita resolução regulamentando a redistribuição de cargos

    30/02/2012 – O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, nesta quarta-feira (29/02), resolução que disciplina a redistribuição de cargos efetivos dos quadros de pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União.

    A proposta foi apresentada pelo conselheiro José Lúcio Munhoz, com objetivo de sanar questionamentos rotineiramente suscitados pelos tribunais. O texto foi fechado após consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Conselho da Justiça Federal (CJF).

    De acordo com o relator, a redistribuição por reciprocidade corresponde à “troca de cargos entre órgãos do mesmo poder, que ao tempo em que recebem um cargo, deslocam outro semelhante, para o fim de adequar os quadros e desde que ausente prejuízo à administração. Em outras palavras, constitui forma de ajuste de lotação de cargos de provimento efetivo”.

    Entre as características que devem ser observadas para a aplicação do instituto da redistribuição de cargos, estão: interesse objetivo da administração, equivalência de vencimentos, manutenção da essência das atribuições do cargo, compatibilidade entre os graus de responsabilidade e complexidade das atribuições, mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional.

    O cargo vago só poderá ser redistribuído quando inexistir, no órgão de origem, concurso público em andamento ou em vigência para provimento de cargo idêntico. O cargo ocupado redistribuído não poderá ser objeto de nova redistribuição por um período de um ano.

    Além disso, o cargo ocupado só poderá ser redistribuído se o servidor tiver, no mínimo, 36 meses de exercício no cargo a ser redistribuído e não estiver respondendo a sindicância ou processo administrativo disciplinar. A instrução de processos de redistribuição deverá incluir pareceres técnicos.

    Leia o voto do relator.

    Confira a certidão de julgamento.

    (Patrícia Resende/CSJT)

    • Publicações5383
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-edita-resolucao-regulamentando-a-redistribuicao-de-cargos/229834432

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)