Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-SC vota sobre competências relativas ao PJe-JT TRT-PE planeja nova etapa do concurso para juiz TRT-RN implanta o PJe-JT em todas as suas Varas do Trabalho TRT-SC vota sobre competências relativas ao PJe-JT TRT-2 divulga os candidatos aprovados na

    Embora o julgamento não tenha sido concluído, em razão do pedido de vista da desembargadora Lília Leonor Abreu, o PJe-JT não será suspenso porque oito desembargadores já votaram acompanhando o relator Jorge Luiz Volpato. Nesse caso, isso configura maioria, já que o desembargador José Ernesto Manzi declarou sua suspeição, e a desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, autora do despacho, não votará.

    A tese defendida pelo Sintrajusc é a de que o poder regulamentar do CSJT seria discutível. De acordo com o advogado Pedro Maurício Pitta, que sustentou oralmente seus argumentos diante dos desembargadores, até hoje não foi aprovada uma lei que institua o Conselho, conforme dispõe a Constituição Federal em seu artigo 111 (inciso II). Ele destacou também as competências privativas dos Tribunais previstas no artigo 96 da Constituição, o que, na sua avaliação, seria a fonte de autonomia que permitiria aos Regionais suspenderem o PJe-JT.

    Efeito vinculante

    Para o desembargador Volpato, mesmo sem uma lei que tenha regulamentado o CSJT, suas resoluções possuem efeito vinculante para todo o Judiciário Trabalhista. A própria Emenda Constitucional 45/2004 supriu essa carência, segundo ele, permitindo que o Conselho fosse disciplinado por meio de resolução do Tribunal Superior do Trabalho (TST) até aprovação de lei específica pelo Congresso Nacional.

    “Não existe contradição entre o efeito vinculante das decisões do Conselho e a autonomia dos tribunais. Por um princípio lógico, interpreto que a competência privativa dos tribunais foi apenas mitigada com a criação do CSJT, órgão central do sistema da Justiça do Trabalho, segundo dispõe artigo 111 da Constituição Federal”, afirmou o relator.

    O presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes, foi o segundo a votar e também acompanhou o relator. Na avaliação dele, se cada Tribunal resolvesse instalar seu próprio processo eletrônico, seria implantado o caos no Judiciário. “A criação de um sistema único, como é o caso do PJe-JT, é uma medida mais do que acertada”, afirmou o presidente. O debate em torno do sistema, explica, já surtiu alguns efeitos, sendo o principal deles a recomendação, feita pela própria Presidência do CSJT aos Regionais, que aguardem a estabilização do PJe-JT antes de novas implantações.

    A desembargadora Maria de Lourdes Leiria, que também negou provimento ao recurso, pediu paciência com o PJe-JT. De acordo com ela, mudanças e inovações costumam tirar as pessoas da zona de conforto, opinião compartilhada pela desembargadora Ligia Maria Teixeira Gouvêa. “A verdade é que não tenho tido tantos problemas assim com o PJe-JT. Ele é um pouco mais lento, mas nada que dificulte tanto nosso trabalho”, afirmou a desembargadora Leiria.

    Divergência

    O único voto divergente foi do desembargador Amarildo Carlos de Lima. Sem adentrar no mérito da qualidade do sistema, o magistrado entendeu que o TRT-SC possui competência para tratar de seus rumos e diretrizes, inclusive suspender o PJe-JT. Não seria plausível, no entanto, na avaliação dele, manter uma postura de isolamento em relação aos demais tribunais. “O processo eletrônico é um caminho sem volta. Num primeiro momento houve, de fato, uma certa pressa, mas agora é visível a preocupação do Conselho em garantir um respaldo técnico para a estabilização do sistema”, disse o desembargador.

    Também negaram provimento ao recurso do Sintrajusc os desembargadores Gracio Petrone, Gilmar Cavalieri, Garibaldi Ferreira, Viviane Colucci e Mari Eleda Migliorini. Ainda faltam votar Lilia Leonor Abreu (vista regimental), Águeda Pereira, Lourdes Dreyer, Teresa Regina Cotosky e Marcos Vinicio Zanchetta.

    Fonte: TRT 12

    • Publicações5383
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-sc-vota-sobre-competencias-relativas-ao-pje-jt-trt-pe-planeja-nova-etapa-do-concurso-para-juiz-trt-rn-implanta-o-pje-jt-em-todas-as-suas-varas-do-trabalho-trt-sc-vota-sobre-competencias-relativas-ao-pje-jt-trt-2-divulga-os-candidatos-aprovados-na/115480725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)